As pessoas, mesmo no mundo de hoje, ainda desconhecem o mundo da moda. Na moda o que vale mesmo é o seu estilo, o que você gosta e o que fica bem em você. Para descobrir o seu estilo, você deve avaliar algumas coisinhas antes. Primeiro você deve saber qual é o seu tipo de corpo. Querendo ou não, o tipo de corpo influencia quanto à escolha das roupas. Depois de você saber qual o seu tipo de corpo você deve avaliar a sua rotina e seu cotidiano. Isso, principalmente, irá ditar qual o seu estilo.
Como é Feito um Estilo
Um estilo é “feito” baseado em tendências passadas ou futuras e em características do cotidiano do individuo, principalmente. Também é levada em consideração no estilo alguma característica comum nos membros de um grupo (ou de uma tribo, como é falado no ramo da moda). Uma tendência que marcou dois estilos foi a tendência da estampa xadrez. Essa estampa, simples e bonita, marcou os estilos country e rock, principalmente o rock grunge.
Como é Feito um Estilo
Xadrez no Country
Quem nunca associou uma blusa xadrez com o estilo interiorano? Com as festas juninas ou com a música sertaneja? Na época das festas juninas, sempre optamos (ou as nossas mães optam por nós) por uma blusa ou um vestido xadrezinho. Por sempre estar presente nas festas juninas, o xadrez acaba sendo automaticamente ligado à esse estilo. Atualmente são raros os sertanejos (falando em termo de cantores) que usam xadrez em seu figurino, mas antigamente era muito mais frequente, o que também ajudou nessa correlação.
Xadrez no Rock
Há quem diga que isso é balela e que roqueiro usa muito preto e só, mas quem disse que roqueiro não usa xadrez? Os roqueiros, pessoas que quase sempre tem muita atitude e personalidade forte, gostam do xadrez pra ajudar a quebrar a monotonia da produção, além de a estampa não ser muito enfeitada, ajudando a manter a simplicidade do estilo rocker. O xadrez ganhou voz no rock com o estilo grunge (muito bem representado pelo saudoso cantor Kurt Cobain, vocalista do Nirvana). Os seguidores dessa ramificação do rock gostam de usar uma camisa com estapa xadrez sobrepondo uma camiseta simples.
Xadrez no Rock
Tipos de Xadrez
Para quem pensa que o xadrez é aquela estampa brega, sem graça nenhuma, alguns quadradinhos de cores alternadas ou com algumas listras, engana-se. Existem vários tipos de xadrez e vamos aprender um pouco sobre eles agora. Você deve entender que o xadrez deve ser escolhido de acordo com o seu corpo (o volume do quadril ou do busto influenciam e muito na escolha do xadrez). Lembre-se: quanto maior o xadrez maior é a sensação de volume, portanto, cuidado na hora da escolha. Vamos ver as especificações dos tipos de xadrez. Os mais conhecidos são: tartan, Madras, vichy, pied-de-poule, burberry e buffalo.
- Tartan – Muito tradicional na Escócia, esse tipo de xadrez é um símbolo em suas famílias. Caracteriza-se pelo fundo de uma cor e listras que se cruzam perpendicularmente, deixando espaços maiores na cor de fundo e formando quadrados menores onde as listras se encontram.
- Madras – Com origem indiana, o xadrez Madras é caracterizado pelos fios coloridos e suaves que se cruzam, formando quadradinhos de diversas cores.
- Vichy - Sempre com um fundo branco, o vichy (um dos xadrezes mais conhecidos) é caracterizado pela cor de alternância.
- Pied-de-Poule – Estampa que ficou marcada com o toque de Coco Chanel, o pied-de-poule é caracterizado pelo quadradinho com uma das pontas alongadas. Muito encontrada em cores neutras como o preto e o branco.
- Burberry – Criada pela grife que batizou o seu nome, o xadrez Burberry é uma das estampas mais copiadas de todo o mundo. O xadrez Burberry é caracterizado por uma cor de fundo caqui/ creme, e listras nas cores preto, branco e vermelho se cruzando para formar a estampa mundialmente conhecida.
- Buffalo – Estampa tipicamente americana, tem uma origem remota, mas assemelha-se ao Vichy, sendo que misturam duas cores ao invés de misturar uma cor com o branco.
Agora que você já sabe diferenciar um tipo de xadrez do outro, já pode escolher qual se encaixa melhor no seu estilo. Lembre-se: se quer evitar volume, prefira xadrez menor (Vichy ou Pied-de-poule são os mais ideais). As cores ficam de acordo com as tendências do mercado e com o seu estilo.
Calça Xadrez, Pode?
Há os desinformados de plantão que dizem que xadrez só combina com camisas, mas o xadrez já ganhou outras peças de roupa. Lógico que para usar essas outras peças requer atitude e até entender um mínimo de moda, mas uma peça que ganhou as ruas foi a calça com estampa de xadrez. A calça fica melhor em quem tem as pernas mais finas, ou que esteja em dia com a balança, pois o xadrez aumenta o volume das pernas. Para combinar com a calça, se você tiver medo de errar, escolha uma blusa de cor clara e lisa. Se no xadrez tiver preto, você pode optar por uma camisa preta. Você também pode usar uma estampa delicada em cima, lembre-se que na calça já tem estampa. O calçado varia de acordo com seu estilo. Homens podem apostar em um tênis allstar como num sapatênis. Mulheres podem abusar dos saltos altos para aflorar a feminilidade na produção. Scarpins e peep-toes combinam perfeitamente com uma calça xadrez. Fica uma boa produção para ser usado à noite, dependendo do lugar e da ocasião.
Calça Xadrez, Pode?
Dicas em Geral
Lembre-se sempre que o xadrez é uma estampa que por si só já chama atenção o suficiente. Portanto evite agregar muitos detalhes às peças com xadrez. O xadrez é uma das estampas que vale aquele ditado “quanto menos, melhor”. Sabemos que quanto maior o espaçamento do xadrez, maior o volume reproduzido, até porque a estampa já aumenta o volume. Detalhes como babados e franzidos não combinam com xadrez. Muitos recortes também não combinam em peças com xadrez.
Para o look não ficar muito clichê, procure agregar valor à produção com os acessórios. Um cinto e um sapato podem fazer toda a diferença quando você usa uma peça em xadrez. Um lenço no pescoço ou até mesmo uma bolsa em xadrez podem ser formas mais fáceis de aderir à tendência do xadrez sem sair do seu estilo ou errar na produção. O xadrez é uma estampa como todas as outras. Não precisa ter medo de errar e nem vergonha de usar. Entre nessa onde e arrase com o xadrez pelas ruas.
Fonte : cultura mix / Beleza,saúde e moda com styllo