RSS

como fazer a criança comer verduras e frutas ::











1. Não force a criança a comer o que ela não gosta
Se você brigar com a criança ou forçá-la a comer algo com violência, a criança vai ficar com mais raiva ainda da comida. Além disso, esse tipo de discussão ou briga acaba tirando o apetite e estragando a hora do almoço de todos os que estiverem na mesa.
2. Dê o exemplo
Esse é o segundo conselho mais importante. Não adianta você querer que seu filho coma saladas se você não come. Dizer “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” é coisa de pais hipócritas: a criança acaba ficando com raiva e se decepcionando com os pais se suas atitudes se contradizem com seus conselhos.
3. Dê conhecimento
A gente não gosta daquilo que não conhece. Mostre as verduras, diga-lhes os nomes, diga que vitaminas cada verdura ou fruta tem e para que serve. Diga o que acontece se faltar alguma vitamina ou mineral no corpo.
Mostre livros que falem sobre o funcionamento do corpo humano (as crianças adoram ver como é que as coisas funcionam), ou sobre nutrição. Dê preferência a livros que tragam bastante ilustrações e que coloque o assunto de maneira clara, mas não infantilizada demais (as crianças não gostam de ser tratadas como se fossem retardadas). (Lembram deste post?)
4. Veja o que você põe na salada
Evite colocar o mesmo tempero em todas as saladas. Algumas famílias têm o hábito de colocar vinagre em todas as verduras: se a criança não gostar do vinagre, não vai gostar de nenhuma verdura, pois todas terão o mesmo gosto. Isso vale pra qualquer tempero, principalmente os com sabor mais forte.
5. Experimente molhos e temperos diferentes
Existem vários molhos diferentes para saladas.
Tente de tudo: molho de iogurte, maionese, molho branco, vinhagre de álcool, vinagre de vinho, vinagre de maçã, azeite de oliva, sal, cominho, ervas finas, alecrim, orégano, orégano com queijo (para dar aquele cheirinho de pizza), queijo derretido, molho de queijo, creme de leite, etc.
6. A salada não é prato secundário
Experimente colocar a salada como prato principal de algumas refeições.
7. Faça pratos diferentes
A maioria das crianças não gosta de cenoura cozida no vapor, nem de cenoura crua ralada. Mas boa parte delas gosta de bolo de cenoura, suflê de cenoura, suco de cenoura e de outros pratos em que a cenoura é o ingrediente principal. S você prepara pratos gostosos com a cenoura e diz que é feito com cenoura, é possível que a aversão que a criança tem à cenoura diminua e talvez até desapareça. De qualquer forma, se ela comer pratos que contenham cenoura, já é muito bom. Isso vale para qualquer verdura ou fruta.
Experimente servir apenas vegetais em uma determinada refeição. Por exemplo: faça uma lasanha de brócolis, uma saladinha de tomate temperada com sal e azeite de oliva, e sirva também folhas de alface. Se desejar, cozinhe umas batatas e cenouras para dar mais volume à refeição (caso você sirva no almoço). Essa é uma refeição saborosa e nutritiva. Duvido que as crianças reclamem.
8. Coloque no arroz
Aproveite o arroz para enriquecer a dieta de seu filho.
- coloque cebola ou alho picadinho no arroz. As crianças nem vão notar!
- corte cenoura em cubinhos e coloque no arroz. Chame de arroz fantazia. Fica bonito e as crianças, em geral, não reclamam.
- se você cozinhou verduras, não jogue a água fora: use-a para cozinhar o arroz. Assim os nutrientes que saíram das verduras cozidas não vão pro ralo: vão pro arroz.
- tente outras coisas.
9. Preparos diferentes
Existem muitos pratos saborosos que contêm verduras cruas ou cozidas. Experimente fazer alguns destes pratos de vez em quando. Aqui vão algumas sugestões de pratos gostosos com verduras e legumes: suflês, lasanhas, yakissobas, cremes, tortas salgadas, tortas de legumes, bolos, etc.
E aí? Vamos tentar??? Bom começo de semana para vocês!! :D



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Como fazer a criança comer verduras e frutas




Fazer com que os pequenos comam frutas e verduras é sempre uma dificuldade para os pais. Diferentemente de alguns anos atrás, os pais de hoje possuem consciência de que uma alimentação saudável só traz benefícios às crianças, além de ser a época de ensiná-los que frutas e verduras são sim alimentos muitos saborosos e que devem estar presentes todos em dias na mesa.

1- Dê o exemplo
Se os pais, amigos ou familiares em geral demonstram prazer em comer esses alimentos, a criança imita esse gesto e, consequentemente, se alimenta de forma mais adequada.


2 – Não force a criança a comer o que ela não gosta
Se você brigar com a criança ou forçá-la a comer algo com violência, a criança vai ficar com mais raiva ainda da comida. Além disso, esse tipo de discussão ou briga acaba tirando o apetite e estragando a hora do almoço de todos os que estiverem na mesa. Você deve bolar outras formas de demonstrar como esse alimento pode ser gostoso.


 3- Dê conhecimento
Não gostamos daquilo que não conhecemos. Mostre as verduras, diga-lhes os nomes, diga que vitaminas cada verdura ou fruta tem e para que serve. Diga o que acontece se faltar alguma vitamina ou mineral no corpo. Mostre livros que falem sobre o funcionamento do corpo humano (as crianças adoram ver como é que as coisas funcionam), ou sobre nutrição. Dê preferência a livros que tragam bastante ilustrações e que coloque o assunto de maneira clara, mas não infantilizada demais.

4. O que você põe na salada?
Evite colocar o mesmo tempero em todas as saladas. Algumas famílias têm o hábito de colocar vinagre em todas as verduras: se a criança não gostar do vinagre, não vai gostar de nenhuma verdura, pois todas terão o mesmo gosto. Isso vale pra qualquer tempero, principalmente os com sabor mais forte.


5. experimente molhos e temperos diferentes
Seguindo o mesmo raciocínio da dica anterior, é sempre bom varias o cardápio. Para que a criança não enjoe do mesmo tempero, Ttente de tudo: molho de iogurte, maionese, molho branco, vinhagre de álcool, vinagre de vinho, vinagre de maçã, azeite de oliva, sal, ervas finas, alecrim, orégano, orégano com queijo (para dar aquele cheirinho de pizza), queijo derretido, molho de queijo, creme de leite, etc.


6. Salada não é prato secundário
Experimente colocar a salada como prato principal de algumas refeições. Chama mais atenção e mostra para a criança como esse alimento é importante.


7. Faça pratos diferentes
A maioria das crianças não gosta de cenoura cozida no vapor, nem de cenoura crua ralada. Mas boa parte delas gosta de bolo de cenoura, suflê de cenoura, suco de cenoura e de outros pratos em que a cenoura é o ingrediente principal. S você prepara pratos gostosos com a cenoura e diz que é feito com cenoura, é possível que a aversão que a criança tem à cenoura diminua e talvez até desapareça. De quaquer forma, se ela comer pratos que contenham cenoura, já é muito bom. Isso vale para qualquer verdura ou fruta.
Experimente servir apenas vegetais em uma determinada refeição. Por exemplo: faça uma lazanha de brócolis, uma saladinha de tomate temperada com sal e azeite de oliva, e sirva também folhas de alface. Se desejar, cozinhe umas batatas e cenouras para dar mais volume à refeição (caso você sirva no almoço). Essa é uma refeição saborosa e nutritiva. Duvido que as crianças reclamem.

11. Faça a criança participar
Se você tiver casa, faça uma pequena horta. As crianças gostam desse tipo de coisa e às vezes elas falam com orgulho: “esse alface é da minha horta!”. Levar a criança pra feira e perguntar o que ela quer pode ser bem interessante. Ela vai responder que quer algo. Dificilmente elas têm a idéia de dizer que não querem nada: elas sempre querem alguma coisa. Depois pergunte como ela vai querer que o que ela escolheu seja preparado. Se ela não quiser participar, não insista.

Fonte : Supper Rissul.  / Beleza,saúde e moda com styllo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A alimentação na idade pré-escolar PUBLICADO EM: OBESIDADE INFANTIL

A alimentação na idade pré-escolar
Nesta fase normalmente o apetite da criança diminui, pois o crescimento é mais lento durante esses anos, frequentemente causando preocupação nos pais. As crianças possuem um interesse diminuído pelo alimento e um interesse crescente pelo mundo ao redor.
Aí é que devemos ter cuidado. É nesse momento que alguns pais podem ficar preocupados, pois os filhos não aceitam os alimentos que anteriormente comiam. Receosos de que a criança fique com fome ou doente, passam a oferecer guloseimas que têm uma quantidade de gordura e corantes não necessários para ela. Na verdade, os pais incluem as “bobajetes” no seu hábito alimentar.
Devido ao apetite alterado nesta fase, a criança aceita melhor pequenas porções de alimentos, que devem ser oferecidas várias vezes ao dia. A maioria das crianças alimenta-se de quatro a seis vezes ao dia, tornando os lanches tão importantes quanto as refeições, em termos de sua contribuição para a ingestão total de nutrientes. Por isso, devemos cuidar na escolha dos alimentos nos lanches.
Importante lembrar que a capacidade gástrica (tamanho do estômago) da criança nessa idade é de aproximadamente 300ml. Portanto, 1 copo de suco ou refrigerante, ou mesmo água, pode saciar completamente.
Fonte: Livro Obesidade Infantil / Beleza,saúde e moda 
com styllo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Viver Melhor - Alimentação, Hábitos e Vida Saudáveis

A importância da desintoxicação

Olá, meus amigos!
Neste post vou dizer sobre a importância da desintoxicação do organismo como um todo.
Primeiro, vamos entender como acontece a intoxicação.
O tempo todo estamos expostos à poluição presente no ar, principalmente as pessoas que vivem nas grandes cidades. Associado a isso, o estilo de vida agitado acaba por desfavorecer a procura por uma dieta saudável. Acabamos, portanto, ingerindo grande quantidade de produtos industrializados, que contêm enorme carga de conservantes, aditivos alimentares, resíduos de agrotóxico e outras substâncias nocivas ao organismo.
Não preciso nem dizer das pessoas que ingerem bebida alcoólica e fumam, né...essas tem MUITA coisa a desintoxicar, então aproveite o post e melhore sua saúde o quanto antes!
Não estou tratando da intoxicação alimentar que causa estragos imediatos no indivíduo, tipo aquela que acontece quando você come uma super empada de palmito estragada. O resultado disso é bem fácil de perceber: náuseas, vômito, febre e diarréia. A solução é correr pro médico rápido!!!
Estou, na realidade, tratando da intoxicação alimentar silenciosa. Aquela intoxicação que não é perceptível de imediato, mas que, ao longo do tempo causa uma série de distúrbios, dentre eles a dificuldade de emagrecer, o envelhecimento precoce dos tecidos e até outras doenças mais graves. Não são problemas que surgem da noite para o dia. São, na realidade, resultado de muito desrespeito com o próprio organismo.
Por exemplo: uma pessoa que está acostumada a ingerir enormes quantidades de alimento por dia (o famoso prato de pedreiro, ta ligado?). Se você está ingerindo uma montanha de comida por dia, vai ter uma montanha de dificuldades pra emagrecer, uma montanha de gordura a perder e uma montanha de substâncias tóxicas a eliminar.
E qual é a primeira dificuldade que aparece quando uma pessoa desse "náipe" resolve fazer regime!?? Claro que você sabe a resposta: a baita fome de leão que vai sentir nas primeiras semanas. Isso nada mais é do que o corpo "gritando" por toda a comida que o cidadão parou de comer, pois nosso corpo se acostuma a qualquer tipo de hábito alimentar.
Muitos desconhecem a necessidade de ter hábitos alimentares saudáveis. Outros simplesmente fecham os olhos para o que não querem ver.
Mas, se você está lendo este post, você quer ver! Então, seja bem-vindo ao estudo sobre uma alimentação e vida mais saudáveis! =D
Passo a dar algumas dicas de alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo:
1- Abacaxi: é diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes. Desobstrui o fígado
2- Arroz integral: é rico em fibras, fazendo o intestino trabalhar melhor. Favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável.
3- Maçã: rica em fibras que funcionam como esponja dentro dos vasos sanguíneos, limpando o sangue do colesterol. Ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, que retém líquidos no organismo.
4- Mel: além de muito gostoso, ajuda a tratar muitas doenças, como gripe, asma e bronquite. Ajuda em problemas circulatórios e musculares.
5- Melancia: ajuda a limpar o organismo por suas propriedades diuréticas.
6- Laranja: ação desintoxicante (assim como outras frutas cítricas). Ajuda no funcionamento intestinal quando ingerida com o bagaço.
7- Gengibre: estimula a digestão, alivia a prisão intestinal e ativa o metabolismo.
8- Couve: rica em ferro, que ajudam na formação de hemoglobina no sangue. As hemoglobinas são responsáveis pelo transporte de oxigênio aos tecidos.
9- Berinjela: super digestiva, nutritiva e laxante. Indicada nos casos de prisão de ventre.
10- Hortelã: rica em vitaminas A, B, C e minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio) que exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo.
11- Chá verde: poderoso antioxidante. Previne o envelhecimento precoce da pele e dos tecidos como um todo. Elimina radicais livres e aumenta o gasto calórico.
12- Ômega 3: presente em peixes de águas profundas, como o salmão. Ajuda a eliminar as gorduras ruins presentes no sangue, desobstruindo o sistema circulatório.
Procure sempre ingerir alimentos orgânicos e integrais.
Como é praticamente impossível não ingerirmos substâncias intoxicantes, temos que ingerir sempre substâncias desintoxicantes para garantirmos boa saúde e bem-estar.
Lembre-se: o primeiro passo para se desintoxicar é procurar se intoxicar o menos possível!

 Fonte : Beleza,saúde e moda com styllo / Google

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL




A alimentação saudável ser variada, equilibrada, saborosa, de boa qualidade nutricional e sanitária, respeitando a cultura, proporcionando prazer e saúde. É um direito humano fundamenta, garantido na constituição Brasileira, que inclui o acesso a alimentos seguros, em quantidade e qualidade adequadas às necessidades dos indivíduos e coletividades, produzidos de forma sustentável.

Use a alimentação a favor da sua saúde:

  • O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. deve ser exclusivo até os 6 meses e com a introdução de outros alimentos complementares até os 2 anos de idade. O aleitamento também protege a criança contra obesidade na infância e a mulher contra o câncer de mama;
  • Prefira alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e temperos naturais, evitando alimentos industrializados, do tipo fast-food e bebidas açucaradas com alto valor calórico;
  • a alimentação saudável oferece o que o organismo precisa, não sendo recomendado o uso de suplementos nutricionais. eles só devem ser utilizados sob indicação profissional;
  • as carnes processadas como salgadas embutidas defumadas e curadas e as bebidas alcoólicas estão associadas ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer;
  • alimentos e bebidas com adoçantes artificiais não devem ser usados com frequência;
  • adoçantes a base de ciclamato não devem ser consumidos.
Outras dicas para uma vida mais saudável:

  • Cuidar da saúde é importante. Frequente os serviços de saúde pra fazer exames de rotina.
  • beber água é fundamental para a saúde.
  • bom humor e alegria fazem bem. SORRIA!!!
  • pegar sol faz bem, mas com o uso de protetor solar chapéu boné e óculos escuros.
  • fique longe do cigarro. Fumar aumenta o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.
Cozinhar em família, fazer boas escolhas alimentares, oferecer preparações saudáveis e criativas no dia a dia e em festas contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida.






 Fonte : Beleza,saúde e moda com styllo / Google

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS