RSS

Cheias de curvas: conheça as blogueiras plus size brasileiras Leia mais: Gordinhas Maravilhosas ®: Moda http://www.gmaravilhosas.com/search/label/Moda#ixzz2VByXj3rZ Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Por Keka Demetrio

Obesidade sempre andou de mãos dadas com vergonha. Vergonha em estar gordo. Vergonha em falar sobre estar gordo. Vergonha em discutir sobre o que nós gordos gostamos, queremos, precisamos e desejamos. Ainda sonhamos com o dia em que não teremos mais tantas vergonhas. Vergonhas de termos atividades corriqueiras, como simplesmente irmos à praia sem que olhos reprovadores nos façam querer voltar para casa.

A tecnologia tem nos auxiliado e, aos poucos, e com uma força crescente, estamos conseguindo fazer com que milhares de mulheres destruam a vergonha que sentem de si mesmas e passem a alimentar seu amor próprio. Porque se antes nossa baixa autoestima nos fazia inexpressivas, hoje damos o rostinho lindo para bater. Enfrentamos os preconceitos de salto alto, roupas bem cortadas, olhos delineados e bocas bem pintadas. Nossos cabelos são bem tratados e discutimos sobre unhas nas redes sociais. Temos o look do dia e a lingerie da noite. Sexo passou a ser escolha e tem que vir com prazer. Amarramos as neuroses e libertamos os sonhos. Gradativamente estamos deixando de sermos coadjuvantes para assumirmos o papel principal de nossas vidas.

Toda essa corrente pelo movimento plus size jamais teria tanta força se não fosse as blogueiras. As precursoras, as que surgiram ontem e as que estão ensaiando os primeiros posts. Cada uma com seu estilo e todas falando para mulheres acima do peso. Umas com mais e outras com menos espaço, mas inegavelmente todas com o poder de modificar a sua realidade e a de suas leitoras.

Selecionamos para vocês algumas das melhores blogueiras plus size brasileiras. Mulheres cheias de curvas, de estilo, lindas e bem resolvidas e que botam pra quebrar contra essa ditadura estética imposta e inaceitável.



VANESSA RAYA - Blog Sapatinho de Cristal

A advogada Vanessa Raya sempre foi fascinada pelo mundo da moda e criou o Blog Sapatinho de Cristal depois de sentir-se entediada com a sua profissão. "A ideia de criar o Sapatinho de Cristal veio num domingo à tarde, quando eu pensava na seriedade da minha profissão de Advogada. Na época, já adorava acompanhar blogs de moda, porém, das magrinhas e das blogueiras celebs. Então veio o estalo e pensei: por que não adaptar o que elas falam para a moda plus size?"

Com um estilo clássico com pitadas de modernidade, Vanessa não abre mão das peças de bom corte, boa modelagem duráveis. "Ainda exerço minha profissão, então não abro mão de um bom terno, uma boa camisa branca, uma boa calça preta. A partir daí vou jogando peças de estilo e tendências, gosto de mesclar. Gosto de acessórios poderosos, acho que transformam o look. Uma bolsa colorida, um sapato poderoso, e bijus, muitas bijus."



CAMILA CURA - Blog Fofashions

'Depois de tanto observar pelas ruas do Rio de Janeiro as gordinhas se escondendo em roupas largas, tive a imensa vontade de mostrar que gorda não precisa se esconder e que gorda pode, sim, ser fashion.' Com essa ideia, surgiu em 2010 o Fofashions.

Camila Cura, autora do blog, afirma que 'Não é porque estou 25 kg acima do meu peso ideal que serei cafona. O que precisamos fazer é conhecermos nossos corpos e usar determinadas roupas a nosso favor. Então, transformo isso em uma diversão e um desafio para encontrar roupa plus size jovem.' 

A blogueira define seu estilo como casual, jovem e confortável, com nuances rocker, romântica, pin up. 'Gosto de roupa jovem de qualidade com preço bacana. Adoro fazer achado 'fatshion' o que me faz correr pro blog para divulgar para as leitoras.'



Blog MaGGníficas

'Criamos o Blog MaGGníficas em 2011 para compartilhar dicas fashions de moda e beleza para quem veste manequim a partir do 44, mas também com o objetivo de mostrar para as leitoras que podemos (e devemos) nos aceitar e nos amar como somos' disse Carol, que junto com Dani, Marina e Alinne, forma o quarteto que dá vida ao MaGGníficas.

Apesar de muita afinidade, o estilo das blogueiras é diferente e por isso decidiram que seria interessante compartilhar seus diferentes pontos de vista sobre moda.

Carol Caran adora se vestir com peças de modelagem básica e bastante confortáveis. 'Como tenho muita barriga, me sinto mais à vontade com roupas que tenham a parte de cima folgada, como camisas, blusas em 'A' ou 'quadradas' e calças de cintura no lugar e cós flexível e largo. Assim, crio meu estilo investindo em uma peça ou acessório mais marcante e atual.'

A carioca Dani Kamliot não abre mão da beleza natural 'Não gosto muito de usar salto alto e me sinto muito bem quando estou simples. Eu preciso de conforto e amo cores! O meu visual pra muitas ocasião é calça jeans, essas blusinhas femininas um pouco mais ajustadas e sapatilha ou tênis. Gosto de ser um pouco diferente de todo mundo, alguns dias até de mim mesma.'

Marina Sena, a paulistana caçulinha das MaGGníficas, adora detalhes, transparências e seus looks preferidos são shorts e vestidos 'Como tenho o busto pequeno, gosto de ter uma estampa ou babado na peça que está na parte de cima do corpo ou usar um maxi colar. Uso e abuso das sapatilhas, oxfords e slippers. Gosto de cintura marcada, peças diferentes e pernas à mostra.

Alinne Rosa é o estilo clássico do quarteto 'Sempre me defini como alguém com estilo clássico, elegante. Mas gosto de ousar em ocasiões especiais. Sou da opinião que o acessório certo pode fazer toda diferença em um look. Transforma um visual basiquinho, em algo super descolado.'



JULIANA ROMANO - BLOG: Entre Topetes e Vinis

Como ela mesma se descreve em seu blog Entre Topetes e Vinis, Juliana Romano é uma gordinha, de cílios longos e pernas curtas. Eu diria que ela é uma gordinha fashion com muito topete. Em seu blog, Juliana mostra em seus posts de look pessoais como uma mulher acima do peso pode misturar peças e estar bem vestida e linda em qualquer ocasião.



STÉPHANIE CICILIATTI - Blog A Grande Diferença

A Grande Diferença surgiu em 2007 com dicas e pequena resenhas de produtos beleza. Stéphanie Ciciliatti, criadora do blog, afirma que com o passar do tempo foi descobrindo um mundo novo e passou a aprender muito mais do que poderia ensinar. 'Comecei um processo, não para emagrecer, mas para ganhar saúde, e foi tão incrível que minha autoestima aumentou e eu senti a necessidade de compartilhar com meus leitores o que eu vestia, o que eu comprava, e então entrei no mundo da moda.' disse a blogueira. 'Como sempre fui gorda, me empolguei com a ideia e hoje em dia eu produzo fotos e brinco com as peças que tenho dentro do meu guarda-roupas.' contou a blogueira.

Steph, como é conhecida, tem 1,65m de altura e prefere vestir seu corpo tamanho 50 com um visual pesado, preto, spikes, piercing e tatuagens. E completa 'Adoro quebrar meu visual rock 'n roll com peças mais delicadas.'



Renata Poskus Vaz - blog Mulherão

Em março de 2009, a jornalista Renata Poskus Vaz criou o blog Mulherão e ganhou milhares de seguidoras ao abordar temas como preconceito contra gordinhas, moda, comportamento e autoestima. Na mesma época, Renata iniciou a carreira de modelo plus size, segmento que começou a ser mais valorizado pelas grifes brasileiras há poucos anos.

'O Blog Mulherão tem mais de 300 mil acessos mensais, o que é excelente para um blog segmentado. Tenho colunistas que me ajudam a manter o Blog e suas redes sociais. Acho que o sucesso do Mulherão surgiu porque eu me exponho de forma que as leitoras se identificam.'

Hoje, aos 31 anos, a empresária, de 88kg é a idealizadora do 'Fashion Weekend Plus Size”, uma semana de moda que acontece duas vezes por ano, para mulheres que vestem tamanho GG.

Ajudar milhares de mulheres acima do peso a encararem a moda a seu favor, parece ter mudado a visão que a blogueira tinha sobre si mesma. 'Sempre procuro usar roupas curtinhas, evidenciando minhas pernas que acho muito bonitas. Mas por muito tempo as escondi, pois no passado me achava feia e não acreditava que uma gorda poderia se vestir de forma sensual e moderna.'



KALLI FONSECA - do Beleza sem Tamanho

'O Beleza sem Tamanho é onde eu posso expor ao mundo a forma como vejo a beleza', filosofa Kalli Fonseca idealizadora do blog criado em 2009.

Antes de criar o Beleza sem Tamanho, BranKallideNeve, como é conhecida nas redes sociais, participava de um outro blog plus size, mas como colaboradora 'Conheci o movimento Fat - que considero o início do atual Plus Size - ainda adolescente, e isso permitiu que eu desenvolvesse uma autoestima que me fez capaz de acreditar que a beleza é totalmente sem tamanho e livre de padrões pré-estabelecidos. Por isso sentia necessidade de um espaço que fosse mais a minha cara, para poder focar em outros assuntos. '

Fã incondicional de calças jeans, Kalli diz que, embora tenha muitas, sempre acredita precisar de mais uma 'Se tratando de estilo, me considero bem básica. Sou fã incondicional de calças jeans com todas as suas variações, tenho muitas e sempre preciso de mais uma para compor meus looks. Além disso, acredito que alguns acessórios são sempre bem-vindos para dar um up na produção.'



MEL SOARES - Blog Relaxa aí, Fofa!

'Decidi criar o Relaxa aí, Fofa! há uns três anos quando procurava imagens de gordinhas bonitas na internet e me deparei com alguns blogs de garotas acima do peso.' conta Mel Soares. 'Eu queria dizer às meninas para relaxarem e serem felizes, que cuidando da saúde podemos ser lindas mesmo sendo gordas', explica a blogueira se referindo ao nome dado ao blog.

Vestindo manequim 52, Mel diz não ter um estilo definido 'Meus looks são com peças populares e de preço acessível já que sou assalariada. Procuro na medida do possível looks práticos mas não abro mão do salto alto.' O cuidado com os cabelos e com a make também fazem parte do dia a dia da blogueira 'Acho que nós gordinhas temos que valorizar nossos pontos fortes assim como qualquer mulher.' finaliza.



PAULA BASTOS - Blog Grandes Mulheres

'Sempre fui gorda e sempre sofri muito bullying. Ir para a escola era às vezes muito sofrido, pois as crianças eram cruéis. Decidi que iria estudar comunicação para dar voz a mulheres que, assim como eu, eram excluídas pela mídia e não recebiam informações de moda, beleza ou comportamento que fossem condizentes com sua realidade. Assim, ao final da faculdade de jornalismo, criei o Grandes Mulheres para poder escrever para mulheres que precisavam das mesmas informações que eu', conta a jornalista Paula Bastos que se tornou referência no mundo plus size...

Sem um estilo específico, mas prezando pela estética do visual e pelo conforto, a blogueira gosta de misturar elementos variados 'Há dias em que estou mais rocker, outros mais romântica, outros mais fashion e por aí vai. Meu guarda-roupa é bem eclético e procuro ter várias peças-coringas para poder fazer diversas combinações.'



JULIANA RICCI - BLOG HOJE VOU ASSIM PLUS SIZE

Juliana Ricci é a idealizadora do Hoje Vou Assim Plus Size, um blog sobre moda dedicado ao público feminino que veste tamanhos grandes. Criado em 2010, a principal proposta é oferecer informação e opinião de qualidade, mostrando que a moda pode ser democrática e livre de estereótipos. O editorial é focado em auxiliar as leitoras na produção de looks através de exemplificação e compartilhamento de conteúdo relevante para que possam fazer escolhas corretas e vestir-se bem.

Com um estilo inconfundível super feminino e romântico com um toque retrô, Juliana Ricci abusa das peças com cintura alta, renda, estampa floral, corações, pérolas e brilho, e arremata 'Batom vermelho com delineador gatinho fazem meu coração bater mais forte'.

Do Msn Estilo

Nota do Blogueiro: Quero parabenizar a essas 10 blogueiras pelo seu trabalho na melhora da auto estima da mulheres plus size. Vocês merecem todo esse reconhecimento

Leia mais: Gordinhas Maravilhosas ®: Moda Beleza,saúde e moda com styllo

http://www.gmaravilhosas.com/search/label/Moda#ixzz2VByTkYtA 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário