Amanda Brandão
Cabelo mais fino, fios caindo no chão, na fronha e na roupa, falhas no couro cabeludo. Só de imaginar isso, você já fica com os cabelos em pé, não é mesmo? Pois é, esses são os principais sintomas da queda de cabelo. A queda de cabelo que antes só atingia os homens na faixa de 45 anos, atualmente está atingindo também as mulheres e homens cada vez mais jovens.
Cerca de 25% das mulheres com faixa etária de 30 anos já apresentam sintomas da alopecia androgenética – nome cientifico para o distúrbio da queda de cabelos. Mas, a boa noticia para você que compartilha desse problema é que existe tratamento para todos os casos, a grande maioria dos tratamentos garante grandes chances de sucesso, desde que o problema seja diagnosticado precocemente. Portanto, não precisa ficar nervoso(a) e começar a arrancar os fios.
Muitas pessoas procuram tratamentos naturais par a cura da queda de cabelo. Hoje em dia, existem diversas formas naturais para tratar esse problema que incomoda tanto homens quanto mulheres. Um dos melhores ativos para tratar esse problema de forma natural é planta babosa, também conhecida como aloe vera. A planta babosa é rica em proteínas para o crescimento e manutenção da saúde dos fios de cabelo. Se você quiser testar o efeito desse poder natural, basta cortar a planta e extrair a seiva (uma espécie de gel transparente), e passar o líquido nos cabelos, deixando agir por 24 horas. Dependendo do nível da sua queda de cabelo, se for menos agressiva é bem provável que a babosa conseguirá dar um jeito nesse problema.
Conheça abaixo os fatores mais comuns que contribuem para a queda de cabelo que atingem até mesmo as cabeças femininas.
Fator 1 – Herança genética
Na maioria das vezes, a queda de cabelo pode ser devido à herança genética. No caso dos homens, essa herança se manifesta na forma de pequenas “entradas” na parte frontal da cabeça. Já nas mulheres, os fios começam a ficar finos e ralinhos por toda a extensão do cabelo.
O tratamento para acabar com a queda de cabelo exige que o paciente realize alguns exames de hormônios DHEA, testosterona livre e total e tireóide. Para os casos em que a queda capilar ainda se encontra na fase inicial ou moderada, o medico costuma recomendar loções de uso tópico e pílulas anti-hormônio. Para os casos com perda de cabelo bem nítida ou em casos avançados, a única solução é um transplante de fios.
Fator 2 – Pós-parto
Durante a gravidez o cabelo tende a ficar mais forte e brilhante, mas depois da gravidez, os cabelos começam a cair sem parar. O fenômeno recebe o nome de “eflúvio telógeno”, esse fenômeno tem como causa fatores hormonais e pode durar de três dias até seis meses. Às vezes essa queda de cabelo pode ser tão intensa que o couro cabeludo fica aparente. O mesmo fenômeno pode acontecer com homens e mulheres que fazem dietas mirabolantes e drásticas ou que passaram por algum trauma físico ou psicológico. Para esses casos, o tratamento é feito com reposição de ferro e nutrientes, além de ingestão de pílulas a base de vitaminas e outras determinadas substancias para tratar o problema. Também são tratamentos bastante eficientes nesses casos: lasers de baixa intensidade e o infravermelho que também é muito recomendado, pois evita a morte celular da matriz que produz o fio de cabelo.
Fator 3 – Maus tratos aos cabelos e stress
Você sabia que o stress em alto grau, assim como doenças auto-imunes podem levar a queda dos cabelos? Em alguns casos, pode ocorrer uma forte queda de cabelos, fazendo com que eles caiam em tufos. Esse problema é conhecido também como alopecia areata ou pelada. Ou seja, o couro cabeludo fica com enormes falhas arredondadas do tamanho de uma moeda ou em vários pontos do couro cabeludo. O mesmo problema pode acontecer nas mulheres que não cuidam corretamente dos cabelos, em especial nas mulheres com os cabelos crespos podem ser vítimas da queda de cabelo do tipo traumática. Afinal, quanto mais enrolado o fio, menos ele cresce e mais frágil ele tende a ser.
Por isso é comum os cabelos começarem a cair, devido aos alisamentos, relaxamentos,chapinhas e escovação excessiva das mulheres. Em muitos casos, a queda de cabelo é irreversível. Mas, engana-se quem pensa que somente as mulheres com cabelos enrolados e crespos sofrem desse problema, muito pelo contrário, as mulheres com cabelos lisos que também não dispensam uma química, em especial as descolorações e tinturas excessivas podem deixar os fios finos, secos, ásperos e com ponta dupla. Ou seja, os cabelos tendem a ficar quebradiços e começam a cair.
Para resolver esse problema, basta conversar com o seu cabeleireiro na hora de mudar o visual, de preferência escolha métodos para mudar o visual que não agridem a saúde dos fios, além disso, recomenda-se investir numa dieta balanceada. Alimentos ricos em substancias que fortalecem os fios não podem faltar de jeito nenhum no cardápio de quem sofre com a queda capilar, esses alimentos são: carnes, vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura, grãos, nozes, legumes e cereais integrais. Além disso, outros tratamentos como: injeções de medicamentos, uso de cremes e aplicações de substancias como minoxidil podem ajudar a tratar o problema. Mas lembre-se, esses tratamentos devem ser prescritos por um médico.
Transplante de cabelo
Uma técnica muito utiliza entre o público feminino que sofre com os casos severos de queda de cabelo são os transplantes de cabelo. O transplante de cabelo é feito em duas etapas, a primeira é realizada no hospital com anestesia local, onde o médico remove uma fita do couro cabeludo, com aproximadamente 1 centímetro de largura, acima da nuca. Depois é levado em outra sala, onde as enfermeiras removem a estrutura de cada fio, através de um microscópio de alta resolução. Em seguida, é preparado enxertos que serão colocados nas perfurações feitas na área calva, uma a uma.
Depois de o paciente realizar a cirurgia, é preciso utilizar um lenço para não enroscar e nem arrancar os novos fios. Os cabelos só podem ser lavados após sete dias. Pelo menos todos os pacientes que realizaram o transplante capilar recomendam, pois o cabelo fica totalmente natural. A cirurgia de transplante pode demorar de quatro a sete horas. O preço do transplante pode custar de 10 mil até 18 mil reais, dependendo do local onde você irá realizar.
10 Dicas para acabar com a queda de cabelo.
1. Mantenha os cabelos sempre lindos: É bom ressaltar que os cabelos não começam a cair porque você está lavando a cabeça, muito pelo contrário, a sujeira acumulada no couro cabeludo é fator principal para contribuir na queda dos cabelos.
2. Usar a escova errada para pentear os cabelos: Pode parecer besteira, mas é verdade. Usar a escova errada pode danificar os fios, deixando-os com aspecto de cabelos quebradiços. As escovas com pinos que apresentam bolinhas de massagens nas pontas são ideais, pois protegem o couro cabeludo, além de oferecer mais facilidade na hora de desembaraçar os fios.
3. Reduzir o stress: Boa parte nas pessoas que sofrem com a queda de cabelo são pessoas estressadas, portanto procure reduzir o stress, tenha uma rotina diária saudável e menos agitada.
4. Praticar atividades físicas: A prática de atividades físicas ajuda a liberar endorfinas que diminuem o nível de stress e conseqüentemente reduzem as chances de você sofrer com a queda capilar.
5. Não prender os cabelos molhados: Prender os cabelos molhados uma vez ou outra não oferece risco nenhum. Mas, dormir com os fios molhados ou prendê-los ainda úmidos todos os dias, fará com que as chances de sofrer com a queda de cabelos aumentem. Manter o couro cabeludo molhado por muito mais tempo faz com que fungos se alojem no couro cabeludo, ocasionando a caspa e enfraquecendo os fios. Conseqüência disso? Queda de cabelo!
6. Fique atento ao seu couro cabelo: Boa parte dos pacientes que apresentam queda de cabelo relatam que apresentaram situações de caspas e descamações no couro cabeludo, além de feridas, dores e coceiras. Portanto, fique de olho.
7. Evite o consumo de álcool e cigarro: A ingestão de álcool aumenta a produção de radicais livres em nosso corpo. Os radicais livres promovem a inflamação de determinados tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo. Ou seja, toda inflamação poderá ocasionar a queda de cabelos. Além disso, a ingestão de álcool desgasta o organismo, mais um fator que pode levar a queda capilar. A mesma dica vale para o tabagismo, já que é provado cientificamente que o cigarro, por produzir radicais livres em nosso corpo, ajuda a contribuir para a queda dos cabelos.
8. Evite a ansiedade: Os cabelos não ficam lindos da noite para o dia. Portanto, ficar olhando no espelho loucamente a procura de novos fios de cabelo não vai ajudar em nada, muito pelo contrário, só vai levar você a ter uma crise de ansiedade. E para piorar, a ansiedade agirá como o estresse, aumentando ainda mais as chances do cabelo começar a cair.
9. Tenha uma ótima alimentação: A alimentação é um dos fatores mais importante para fortalecer os cabelos, além de estimular o crescimento dos próprios. Alguns nutrientes específicos, tais como: zinco, selênio, cálcio, silício e ferro, além de vitaminas E, C e do complexo B, proteínas e grão integrais, agem como se fossem cosméticos para os nossos cabelos. Mas, seus benefícios aumentam ainda mais quando presentes nos alimentos consumidos.
10. Utilizar chapinha no cabelo molhado: Esse é um grande erro das mulheres, os fios ficam totalmente agredidos, além de queimados e quebradiços. O único jeito de consertar esse problema depois é cortando os cabelos, caso contrário, são irreversíveis os danos causados pela chapinha no cabelo molhado. Portanto antes de utilizar o aparelho, procure secar totalmente os cabelos, se preferir utilize o secador para acelerar esse processo, desde que não utilize jatos de ar muito quente. O morno é o ideal.
Fonte : Nada Fragil.com / Beleza,saúde e moda com styllo
0 comentários:
Postar um comentário