RSS

Como se proteger do Sol?

Família na praiaA estação mais aguardada no ano pelos brasileiros que adoram férias, calor e praia se despede no dia 21 de março para dar lugar à elegância do outono. Mas os cuidados com os efeitos do Sol na nossa pele devem continuar, afinal o Brasil é um país tropical onde o astro Rei está presente praticamente o ano inteiro.
O Sol emite radiações ultravioletas que podem provocar cânceres, principalmente o de pele, catarata e o envelhecimento precoce da pele, por isso é extremamente necessário a utilização de protetor solar no dia a dia para evitar doenças graves.
Pensando nisso, nós preparamos uma seleção de mitos e verdades sobre os efeitos nocivos do Sol no nosso corpo, confira e descubra se você se protege corretamente:

“Devemos aplicar o protetor solar de duas em duas horas''

Verdade. A reaplicação é tão importante quanto se lembrar de passar o protetor solar ao sair de casa ou quando vai curtir um pouco da praia, principalmente se você estiver nadando, suar muito ou utilizar a toalha muitas vezes para se secar.
Reaplicacao do protetor

“Algumas partes do corpo bronzeiam mais rápido do que outras”

Verdade. O bronzeamento da pele é determinado pela quantidade do pigmento chamado melanina, que é produzido por meio de células chamadas melanócitos. Esta quantidade varia de pessoa para pessoa e de um local para outro. Por isso é muito importante passar o protetor solar no corpo inteiro.
bronzeamento

“O fator do protetor solar está relacionado com a cor da pele de cada pessoa”

Mito. O fator mínimo que deve ser usado por qualquer pessoa é de 15 FDS, independente da cor de pele. A numeração dos protetores está relacionada à quantidade de tempo que a sua pele vai levar para ficar vermelha, ou seja, podendo provocar uma queimadura. Tendo como exemplo o fator 30 FDS, significa que se você passar este protetor, vai levar 30 vezes mais tempo para a sua pele ficar vermelha, do que se estivesse sem proteção.
Fator do protetor

“Descascar significa que a pessoa não se protegeu adequadamente”

Verdade. Não adianta passar o fator mais alto de protetor solar e ficar mais de duas horas exposto aos raios UV. Por isso a importância de aproveitar o Sol nos horários recomendados, antes das 10h e depois das 16h, e reaplicar os filtros solares de duas em duas horas. Quando a pele começa a descascar, significa que os raios ultravioletas conseguiram queimar a camada superficial da pele.
Protecao solar

“Cerca de 80% da exposição solar que vamos acumular durante toda a vida ocorre até os 20 anos”

Verdade. Esta é uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que traz um alerta para a proteção contra os raios UV desde o nascimento, se prolongando para a vida toda, já que os efeitos nocivos do Sol na nossa pele são cumulativos, ou seja, quanto menos vezes uma pessoa se protege da radiação solar, mais probabilidade de ter um envelhecimento precoce da pele, câncer, etc.
Exposicao Solar
Quando for a praia ou no seu dia a dia, nunca se esqueça de passar o protetor solar em todas as partes do corpo que ficarão expostas ao Sol. Para você que quer se proteger, mas também caprichar no bronzeado, coma bastante cenoura, mamão, abóbora, entre outros alimentos naturais com pigmentação amarelada ou alaranjada, pois são ricos em betacaroteno, deixando a pele com um tom mais uniforme e bonito.
Fonte : Aluga Riviera / Beleza,saúde e moda com styllo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário